segunda-feira, 30 de março de 2015

TRAVESSIA: MOGANGA x QUEIMADO x SOLAR da IMPERATRIZ - 28.03.2015

Uma caminhada que é considerada semi-pesada, dado sua distâcia (em tôrno de 10 km). O ponto de encontro foi marcado (estrategicamente) na praça Afonso Pena, na Tijuca. A intenção era não ficarmos parados na entrada da trilha, onde, infelizmente, é um local pouco agradável de permanecer (curva do "S"). Com 9 participantes e a guia, chegamos todos juntos no início do trajeto (8:05 minutos). Fomos agraciados por um clima ameno, nublado e sem chuva. O trecho inicial tem 'caminhos de rato', porém, a trilha que leva em direção ao caminho colonial, segue na direção sul. Em 30 min. alcançamos um local onde a água é captada para abastecer algumas moradias do entorno, na av. Edson Passos. Dá pra se refrescar, porém, dado a forte estiagem ocorrida nesse verão, os nossos lençóis freáticos não estão com um bom nível de reserva. Isso deixa nossas cachoeiras muito fraças. Assim, apenas lavamos os rostos e mãos. Ficamos no local uns exatos 10 minutos. Uma atenção especial à participante Marineth Huback (78 anos), que deu grande exemplo de como as caminhadas em montanhas melhora a qualidade de vida do ser-humano. Com nossa mascote sempre ditando o rítmo, prosseguimos. Da queda d'água, até a estrada do Redentor, foram exatos 30 minutos. Parada obrigatória para um lanchinho leve. Levamos café pronto na garrafa térmica. Apareceram torradas com pasta de tomate seco, à base de massa de castanha de cajú (simplesmente divino!), e o lamento do caminhante Gabriel Malaquias, que havia mencionado a possibilidade de levar um fogareiro, visando preparar umas tapiocas. A guia falou-lhe que não era necessário levar o utensílio (0 para a guia, hehehe...). Lanches, fotos e descontração à parte, 25 minutos depois, a equipe prosseguiu para o destino. Após uma pequena 'piramba', alcançamos um trecho lindo de caminho colonial, onde nos levou até as antenas da Light, para acesso ao Morro do Queimado. A chegada nesse ponto se deu às 10:00 h. Com a Marineth ditando o ritmo, fizemos esse pequeno trecho em 20 minutos. Do topo da montanha, não deu para se ver a paisagem, pois o tempo esta nublado e com serração. Uma visitinha no Morro Boa Vista (que é do lado do Queimado) e prosseguimos em direção à Vista Chinesa. Descida pelos miradores do Queimado, que não deu para visualizar nada para as bandas da Gávea, Lagoa Rodrigo de Freitas e Zona Sul do Rio. Descida tranquila, chegamos às 11:35 na Mesa do Imperador. Parada obrigatória para lanches. Continuando a jornada, saindo às 12:00 da Mesa, chegamos exatos 12:45 na Vista Chinesa. Pausa para registros, às 13:00 seguimos em direção ao Solar da Imperatriz, onde, para aproveitar o ensejo, nos banhamos em um dos poços do rio dos Macacos, por volta de 13:50. às 14:30 chegamos finalmente no Solar da Imperatriz. Partimos para o ponto final da linha 409. Mais uma trilha urbana!!
Agradecimento aos participantes, que interagiram entre si e com a natureza. Participantes: ___Marineth Huback ___Lucas Medeiros ___Oldair Evaristo ___Kátia Marques ___Cida Barcellos ___Gabriel Malaquias ___Cyntia Oliveira ___Karina Gomes ___Fernanda Santana